sexta-feira, 19 de março de 2010

Em Manaus, o judaísmo recebe dupla homenagem pelo Dia Nacional da Imigração Judaica no Brasil

NA CÂMARA DOS VEREADORES
Na última terça-feira, 16 de março, uma cerimônia na Câmara Municipal de Manaus marcou o início das comemorações do Bicentenário da Imigração Judaica para a Amazônia. Proposta pelo vereador Isaac Tayah, a sessão especial da CMM foi marcada por belos e emocionados discursos de vários vereadores onde o carinho pela Comunidade Judaica ficava nítido.
Oito vereadores se destacaram em seus pronunciamentos. Os vereadores Ademar Bandeira e Marcel Alexandre, membros da bancada evangélica, lembraram da amizade e carinho que sentem os evangélicos pelos judeus, para eles seus irmãos mais velhos. O Vereador Homero de Miranda Leão lembrou da participação de médicos judeus na sociedade brasileira desde o descobrimento, pois, segundo ele, Mestre João, que aqui aportou com Cabral, era um médico judeu. O Vereador Mário Frota destacou a participação dos judeus na economia regional do Amazonas.
O Vereador José Ricardo enfatizou a participação de professores judeus na formação dos jovens amazônidas, se incluindo entre eles. O Vereador Marcelo Ramos falou do exemplo de boa convivência dos judeus com outros grupos que para cá imigraram, especificamente a colônia de origem árabe, lembrando que nuca devemos importar conflitos externos para nossas fronteiras e sim exportar esse exemplo de paz e de convivência pacífica.
O Vereador Isaac Tayah lembrou da longa amizade que o une ao Presidente do CIAM - Comitê Israelita do Amazonas, Sr. Davis Benzecry , se dizendo muito feliz e orgulhoso por participar daquela cerimônia como líder do Prefeito Amazonino Mendes e tendo seu velho amigo a seu lado representando a Comunidade Judaica. Por fim, o Presidente da Câmara Municipal de Manaus, Vereador Luiz Alberto Carijó, falou também de sua amizade antiga com o presidente do CIAM e lembrou que a herança judaica vai mais além do que os que hoje seguem o judaísmo, pois inúmeros amazonenses são herdeiros dos imigrantes judeus e se orgulham disso, incluindo-se entre eles.
--------------------------------------------------------------------------------

NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO
Em 18/03, DIA NACIONAL DA IMIGRAÇÃO JUDAICA, às 11:00 h, por propositura do Deputado Marco Antonio Chico Preto, foi realizada na Assembléia Legislativa do Estado Sessão Solene em comemoração aos 200 ANOS DA IMIGRAÇÃO JUDAICA PARA A AMAZÔNIA.
Discursaram o Presidente do CIAM e diversos Deputados presentes. No coroamento da cerimônia foi doada uma placa comemorativa ao CIAM, na pessoa do seu presidente, com os seguintes dizeres:
"NÃO É O LUGAR QUE HONRA O HOMEM, MAS O HOMEM QUE HONRA O LUGAR" (Provérbio Judaico)


A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA festeja e aplaude a comunidade judaica pelos 200 anos de presença na Amazônia na passagem do Dia Nacional da Imigração Judaica, em reconhecimento à importante contribuição para o desenvolvimento da Amazônia, influenciando na história e no progresso do Amazonas. Povo que escreveu com coragem, determinação, solidariedade e fé a sua história, e que, acima de tudo, tornaram-se vitoriosos.
Manaus 18 de Março de 2010

Assinam os Deputados Belarmino Lins, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado e o autor da propositura, Deputado Marco Antonio Chico Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário