domingo, 28 de fevereiro de 2010

História da Comunidade Judaica do Pará

Não podemos começar a contar um pouco da história do judaísmo no Pará sem deixarmos de nos reportar aos nossos primeiros Judeus - Os marroquinos.

Através da inquisição Espanhola, onde houveram morticínios e perseguições aos judeus, “sefaraditas”, que também se estendeu aos judeus de Portugal provocando o êxodo da Ibéria para o Marrocos, escolhido pela sua proximidade, mas do outro lado do Mediterrâneo.

Lá ficaram por aproximadamente 12 gerações. Falando português, espanhol e a “haquitia”-(dialeto misto do espanhol, hebraico, árabe e português), estabelecendo-se principalmente em Tetuã Fez, Tanger e Rabat dentre outras..

Muito embora lá tenham reconstruído suas comunidades, viviam isolados em guetos (Melahs). Com a certeza que sofriam novamente as discriminações sofridas no passado.

Assim resolveram atravessar o Oceano, na busca da nova terra. Começa-se aí como diz o prof. Samuel Benchimol o êxodo para a ERETZ AMAZÔNIA- A nova Terra da Promissão.

Aproximadamente no ano de 1810, chegavam os primeiros “forasteiros”, embrenhando-se pelos interiores do Pará e Amazonas (Breves, Cametá, Óbidos, Alenquer, Santarém, Itacoatiara e outras) iniciando o comércio entre as vilas existentes, diz-se que os judeus foram os primeiros regatões da região.

Ao começarem a prosperar começarem-se a organizar-se em comunidades, migrando para a capital Belém, construindo sinagogas, revitalizando o quadro cultural religiosos deixado no Marrocos .

A primeira “esnoga” foi fundada em 1824, em uma pequena casa no centro da cidade, próximo da moradia dos judeus da cidade, que originou a atual Sinagoga Essel Abraham., cujo prédio atual completou 50 anos.

Em 1829, foi fundada a Sinagoga Shaar Hashamain por Yehudá Israel, hoje grande símbolo arquitetônico de nossa cidade., sua construção data de + 1938, por Messod Benzecry que trouxe o arquiteto italiano Hugo Furini, com a planta de uma Sinagoga já existente na Europa, esse arquiteto não presenciou sua obra, pois foi chamado de volta à Itália por Mussolini, tendo sido a obra completada pelo engenheiro paraense Judah Levy, responsável também pela construção da Essel Abraham, e do primeiro prédio vertical de nossa cidade. As datas das fundações das sinagogas divergem entre alguns historiadores, só não divergem a importância que as mesmas tiveram como ponto congregador da Comunidade Judaica de Belém.

Ainda hoje muitos costumes marroquinos permanecem vivos nos lares judaicos, tendo sido somados por alguns askenazitas, da I e II Guerras Mundiais que aqui aportaram.

Além da diferentíssima e exótica culinária marroquina, acrescida de farta e variada culinária amazônida, com seus exóticos frutos e peixes (É de se ressaltar que os judeus pregavam aos habitantes da região que não deveriam ser comidos os peixes de pele e/ou couro e suínos; e ainda hoje em interiores observamos que os nativos da região não o comem sem nem mesmo saber o por quê ? respondendo que é costume antigo e não faz bem a saúde) temos festas que lembram as celebrações que os judeus marroquinos para cá trouxeram como a Mimona,, após o oitava dia de Pessach, o Talamon - para a proteção do nenê e da parturiente a quando da realização da Brit Milá., além de meldados e orações com cânticos próprios.

Em 20.06.1918 foi fundado o Centro Israelita do Pará, instituição manter da comunidade que tem por função dentre outras a representatividade da comunidade perante o poder público e sociedade em geral, é de observar o bom relacionamento da comunidade em nosso Estado.


Dentre as funções precípuas do CIP destacamos a assistência social, cultural e espiritual de nossa comunidade, possuindo uma Hebrá Kadishá com a participação de abnegados colaboradores que a exercem gratuitamente, prestando assistência dioturnamente aos enfermos e familiares que dela necessitam bem como nos momentos festivos, através de montagem dos Talamon, Chuoá, Brit Milá, etc...

Contamos hoje com 03 cemitérios na cidade de Belém, e outros tantos nos interiores, que em grande pesquisa, descobriremos nele os pioneiros do judaísmo no Pará, contando a data de inauguração do primeiros em 1842 a 1915.

Hoje conta nossa comunidade com aproximadamente 450 famílias, todas numerosas, com grande números de filhos, todas muito próximas entre si.

Já não existem grandes comerciantes, sendo a maioria da comunidade constituída de profissionais liberais.

Que entretanto mesmos com as diversas atribuições, mantém vivas as tradições de nossos antepassados, tornando uma Belém um local onde vivenciamos o judaísmo na mais bela maneira de sr, reunindo familiares e amigos em nosso lares para juntos celebramos os chaguim, tal qual o faziam há mais 200 anos em nosso Estado, Mejorado possamos assim continuar até a vinda do Messias.

Shalom
Iana Barcessat Pinto
Presidente CENTRO ISRAELITA DO PARÁ.

7 comentários:

  1. Excelente a matéria!! Sou paraense, católica, porém estudei num Colégio que era Sociedade Civil, qual seja o Colégio Moderno. Lá, cresci com amigos judeus. Foi muito bom, pois aprendi muito os costumes e a cultura judaíca.Hoje, tenho amigos judeus por todo mundo e é sempre muito gratificante tê-los por perto. Abraços, Rafaela.

    ResponderExcluir
  2. boa noite sou da Família Fernandes Dias de Abaetetuba e estudando descobri que esta Família no passado ao chegar ao baixo Tocantins tinha uma história ligada ao Judaísmo queia saber mais sobre minhas raízes e minha História onde tem uma sinagoga em Belém ou como faço para saber mais sobre este histórico perdido no tempo um abraço meu wathzap é 991355983 meu facebook é waternaux@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se os judeus, pela região de onde são provenientes, podem ser considerados árabes? Encontrei um site no qual Israel está incluído entre os povos árabes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jania, se um judeus é originário de um país de cultura árabe , ele é árabe.

      Mas Israel não é um país árabe, ele é o único país judeu do mundo, mas possui cidadãos de cultura árabe e outras religiões que não a judaica.

      Excluir
  4. Meus avós, por parte da minha mãe, são Martins Cohen. Pesquisando descobri que meu bisavô, Simão Cohen, veio com mais 3 irmãos de Tanger, no Marrocos. Eles vieram para o Norte do Brasil e espalharam descendentes por toda a região. Tenho a certidão da minha mãe, já falecida, que registra nome dos meus avós, André Martins Cohen e Margarida Martins Cohen (filhos de Simão Cohen). Minha pesquisa só vai até aqui. Eu gostaria muito de conhecer mais sobre raízes judaicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wilson, existe um site chamado www.geni.com que será muito útil para sua pesquisa.

      Excluir
  5. Gostaria de saber os sobrenomes judaicos de Belém. Teria algum Ferreira Lima?

    ResponderExcluir