quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Uma Noite do "Ben" - Elias Salgado



No último dia 10 de agosto, pais, avós e gerações inteiras de nossos antepassados puderam orgulhar-se de seus filhos diletos – os judeus de Manaus.
Isto aconteceu no Midrash Centro Cultural, no Leblon, coração da charmosa orla da zona sul carioca – na noite em homenagem ao nosso querido e saudoso líder e mestre, o Profº Samuel Benchimol z”l - iniciativa e organização daquela instituição cultural capitaneada pelo rabino Nilton Bonder.
Homenagem mais que merecida a um dos amazônidas mais ilustres da história da nossa região.
Poucas vezes o judaísmo manauara se viu tão bem representado – estavam ali seus grandes líderes comunitários e algumas de suas famílias mais ilustres- e ficou patente a todos os presentes, quão vivo e vibrante é aquela comunidade e o judaísmo na Amazônia, após 200 anos de seu início.
Aberta com um farto e delicioso coquetel, a programação foi seguida de apresentação musical de cantos ladinos do sheliach tzibur, Dr.Isaac Dahan, por depoimentos emocionados sobre a trajetória de vida , a vasta obra acadêmica, a luta incansável pela preservação da Selva Amazônica e do judaísmo em Manaus , feitos por familiares, pelo ex- ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, acompanhados por projeção de trechos do filme Eretz Amazônia – Judeus na Amazônia, produzido pelo diretor do Portal Amazônia Judaica, David Salgado, baseado na obra homônima do profícuo mestre e imagens saudosas de época do querido homenageado.
Fechando a noite, um maravilhoso jantar para familiares e amigos, oferecido por nosso grande benemérito e herdeiro intelectual do homenageado, Jayme Benchimol, no luxuoso restaurante Garcia & Rodrigues.
Enfim, uma noite inesquecível, e como afirmou a anfitriã e organizadora, Joice Niskier, Diretora de Conteúdo do Midrash, ao lembrar algumas das principais e tradicionais famílias ali representadas, Benchimol, Benzecry, Benoliel – uma noite do BEN(M).

Nenhum comentário:

Postar um comentário