domingo, 23 de maio de 2010

A Câmara Municipal de Breves no Pará, realizou Sessão Solene para homenagear os judeus da Amazônia

Num pequeno mais expressivo município paraense aconteceu mais uma Sessão Solene comemorativa aos 200 Anos da Presença Judaica na Amazônia. Vejam o relatório de Iria Ferreira, ela própria descendente de judeus marroquinos – família Chocron – que nasceu, cresceu e vive no município de Breves, onde organizou sozinha com o apoio do Portal Amazônia Judaica esta importante solenidade.

“A Solenidade foi realizada na Câmara Municipal de Breves no dia 26 de março.

A Sessão teve início as 10:00h da manhã. Estavam presentes 12 vereadores do Munício de Breves além de outros de Portel e Bagre. A presidente da Câmara foi a primeira a se pronunciar. Em seguida foi cantado o Hino Nacional e o Hino do Município de Breves. Em seguida foi chamado a plenária o vereador Luis Afonso, conhecido na cidade como “Labinho”, ele foi o autor e responsável da proposta que culminou com essa homenagem aos judeus em/de nosso município.Em seguida chegou a minha vez. Subi a plenária e discursei, falando do projeto de comemoração de 200 anos da Imigração judaica na Amazônia. Depois foi exibido o documentário "Eretz Amazônia – os judeus na Amazônia", de David Salgado. Após a exibição do filme, expliquei aos vereadores e a plateia (formada por alunos da rede estadual e convidados), o sentido do documentário, a autoria e a produção. Depois cada vereador se pronunciou, todos elogiando a iniciativa e o trabalho que foi realizado. Logo em seguida veio a cantora local Elen, entoando a canção "Esperança".
Para finalizar, o grupo de dança da Escola Estadual na qual leciono, fez uma apresentação dançando o “Hava Naguila”.
Encerrada a Sessão fomos para o coquetel onde foi servido um bolo feito especialmente para o evento com o “Magen David” (Estrela de David).
A rádio local transmitiu a solenidade ao vivo.
Uma celebração muito bonita!”

Sem dúvida alguma Iria! Temos certeza que a solenidade foi muito bonita e emocionou todos os presentes que pouco sabiam da história da presença judaica na região Amazônica e especificamente no Município de Breves. Para citar e lembrar, o grande erudito judeu David José Perez z”l, autor de inúmeros obras como os Machzorim de Rosh Hashaná e Yom Kipur, plenamente conhecidos nas comunidades judaicas da Amazônia e outras comunidades de origens marroquinas, nasceu neste município.



Parabéns a Professora Iria Ferreira Morluf Chocron!

Um comentário:

  1. Shalôm et Kulam!considero grandioso o trabalho do grande David Salgado, oqual realiza com muito esforço e didicação.Em meiado dos anos oitentas eu era apenas um adolescennte que sentia uma grande paixão a tudo que se referisse ao povo judeu, lia tudo que podia sobre o assunto.Foi quando me deparei com o tema "Marranismo", eu nunca imaginei que judeus portuguêses pudessem ser os maiores contribuidores na formação da naçaõ brasileira.O pior de tudo foi que esses judeus cultuavam o judaísmo secretamente, pois foram convertidos ao catolicismo forçadamente.Um dia meu pai contou-me que sua mãe era descendente de portuguêses da Ilha da Madeira, e que avós foram os primeiros colonizadores do município de Ourém (A pérola do Guamá),localizada no nordeste do Pará,182 Km da capital paraense.Minha vó paterna tinha o hábito de esterilizar os utencílios domésticos,linpar a casa antes do crepúsculo de sexta-feira.Baseado em minhas leituras sobre os judeus marranos, fiquei mais convicto de minha origem judaica, embora estivesse perdida, todavia,minha "alma judia", não.David Salgado, foi o primeiro judeu que , ele me encorajou e convidou para participar do kabalat shabat na sinagoga Shaar Hashamaim.Dias depois, tive uma conversa com saudoso Rev. Hamur Z"L, o qual me encorajou numa nova etapa de minha vida.È muito importante quando uma pessoa se redescobre é algo indescritível mesmo que tenhamos que lutar contra tudo e contra todos.E os judeus estão aí para provar através de história que a esperança é que nos move nesta vida de complexidades e advercidades, porém, vale a pena ser vivida.Nilton Zaith.Belém-Pa-Face book:niltonzaith@bol.com.br.

    ResponderExcluir